Materias Por

Matéria : Rebaixados, Legalize Já!!

Matéria : Rebaixados, Legalize Já!!

Tenho percebido o quanto as mídias sociais tem poder, desde encontrar alguém desaparecido, ou simplesmente mandar SPAM. Mas nos últimos meses tenho percebido o quanto a galera dos carros modificados estão se unindo, e procurando mexer com os governantes para alterar a lei que impede a galera de andar de carro socado. O que diz a resolução 262 do CONTRAN, expedida no dia 1° de Maio de 2008 no seu Artigo 6° :

“Art. 6º Na modificação da suspensão, não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura.  Parágrafo único. Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo”.

Sou da opinião que rebaixar é uma arte e não crime, mas daí ficam as perguntas, estamos infringindo a lei ou as leis não são criadas de uma forma correta? Todo mundo que legaliza o carro rebaixado esta dentro da lei? Posso legalizar qualquer suspensão? Consigo fazer seguro do meu carro rebaixado e legalizado? Há muitas perguntas que deixam todos com um ponto de interrogação na hora de rebaixar um carro. Com a minha experiência e conhecimento posso tentar ajudar a sanar algumas duvidas da galera, mas não vou responder pergunta por pergunta, e sim vou detalhar algumas informações de um modo geral.

A lei fala que qualquer suspensão com altura fixa e que seja aprovada pelo órgão de vistoria será liberada, suspensões reguláveis como suspensão a ar e rosca podemos excluir da lista de legalização. Com isso já podemos verificar que as opções para legalizar uma suspensão ficam mais restritas. Hoje o rebaixamento é permitido mas dentro de uma medida especifica. A medição é feita da altura da base do farol dianteiro até o chão, e tem que ter altura maior ou igual a 50cm. A segunda medição é feita entre o chassis e o chão, onde o vão tem que ter 12cm. Não preciso citar que esta medida deve ser feito em um terreno plano.

Um outro detalhe importante é que não adianta legalizar o carro dentro das medidas especificas na lei e depois socar o carro no chão, tendo esta atitude seu carro volta a ficar “ilegal”. Hoje a forma mais correta para legalização são as molas esportivas como: Eibach, Red Coil, Cangoorun, pois a grande maioria já vem de fabrica com o laudo do INMETRO comprovando estar dentro dos parâmetros exigidos pela lei. Outra forma um pouco mais acessivel apesar de não ser a mais “correta” de se ter molas menores, é fazer o encolhimento. Em São Paulo um dos lugares mais requisitados para este serviço e o Alonso Molas onde o serviço e muito exclusivo e a satisfação do cliente garantida. Logicamente não poderíamos deixar de falar do modo Faça Voce Mesmo as famosas molas cortadas, e que não preciso dizer : Saiam Fora!!! Para ter o carro aprovado nos laudos do INMETRO a opção mais correta são as molas esportivas, mas lembrando que muitos amigos legalizaram com molas encolhidas e não tiveram problemas para aprovação. Mas e as molas cortadas??? Esqueçam!!! A chance de passar na vistoria com molas cortadas são praticamente nulas. Então quando falamos de legalização de suspensão, o conjunto de molas esportivas/encolhidas e amortecedores preparados são muito bem vistos, desde que não ultrapasse o limite especificado na lei.

Um outro problema para quem curte socar o carro no chão é que as seguradoras não aceitam seguro de carros rebaixados. Então se você quer legalizar seu carro esqueça o seguro. Isso não quer dizer que não podemos dar um jeitinho e proteger o carro contra furtos, um ótimo custo/beneficio e o Volante AntiFurto.

Mas qual a opinião do .::Cars4Fun::. referente a este assunto? Quem me conhece sabe que tenho carro rebaixado a 5 anos, já tive problema com a policia, documento apreendido, dor de cabeça com vistoria, levantar o carro, mas aprendi algo com isso? Logico que não!!! Com o documento na mão carro no chão!!!! Por experiência e convivência sei que o pessoal que tem carro rebaixado respeita mais os limites de velocidade que qualquer um, pois não precisamos de radar para diminuir a velocidade, com o tanto de buraco, lombadas, valetas que existem em nossas ruas, já fazem o serviço de radar, por isso não podemos ser vistos como criminosos ou bandidos somente porque gostamos de andar com estilo. Existe um ditado que todos que andam de Rebaixado conhecem : “Rebaixar é arte, Raspar faz parte”.

Texto: Adriano CP
Fotos: Arquivo

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>