Materias Por

Matéria : Qual é o seu estilo?

Matéria : Qual é o seu estilo?

Quando vamos personalizamos nosso carro sempre vem à pergunta: Qual o meu estilo? JDM, Euro Look, German Look, Tuning, Street, Rusted, Rat Look, Dub Style, Muscle Cars? Pensando nisso pesquisamos um pouco de cada estilo para podermos ajudar a definir qual estilo seu carro se enquadra.


Customizar um carro nem sempre é uma coisa simples de se fazer, principalmente pelos estilos que podem ser utilizados e opções de mercado. Mas como sempre digo em muitos casos dinheiro compra quase tudo, mas uma das coisas impossíveis de se comprar é o “Bom Gosto”. Por isso é muito importante na hora de equipar seu carro saber o que realmente você quer para ele, pois nem sempre equipamentos caros transformaram em um carro Top.

German Look / Euro Look – Hoje é a tendência que esta mais em evidencia no mundo automotivo. Um dos estilos mais utilizados para customização no exterior parece que chegou para ficar no Brasil. O German Look surgiu na década de 70 quando os alemães pegam seus Fuscas e deixavam-nos com desempenho digno para serem utilizados nas famosas Autobahns que são as estradas sem limites de velocidade na Alemanha. No inicio este estilo de customização era utilizado somente nos modelos Volkswagem, principalmente pela facilidade de utilizar peças da Porsche para melhorar a performance e desempenho. Era comum transformar um Fusca com cara de um Porsche, pois o importante para o alemão é ter um carro rápido e não a o que os outros vão pensar sobre a sua estética. Com o tempo o estilo German Look foi sendo aplicado em modelos de outras marcas e com isso o nome do estilo foi modificado para deixar mais homogêneo com isso foi criado o Euro Look. Os detalhes básicos destes dois estilos são rodas com talas bem mais largas do que o normal, montadas quase sempre com pneus Strech e conseqüentemente os pára-lamas são alargados para caberem às rodas devido à altura ser sempre bem próxima do chão. A idéia é sempre manter o carro o mais original possível, mas quando houver necessidade sempre utilizar acessórios originais da marca. Lembrando que para ser um autentico Euro Look ou German Look um motor forte é essencial, pois todas as modificações são sempre focadas em melhorar aceleração, estabilidade em curvas e lógico velocidade final.

JDM (Japanese Domestic Market) – De origem asiática, o estilo JDM significa carro do mercado doméstico japonês, é muito comum nas ruas e corridas do continente asiático. Seus seguidores preferem investir pouco no visual e desviando o investimento para o motor. No JDM temos a união entre a personalização exterior que preserva e respeita as linhas originais do carro e a alta performance no motor, que busca um melhor rendimento com a instalação de turbo ou mesmo otimizando a aspiração.
Esse estilo é muito aplicado em veículos das marcas Honda e Nissan. Suas características externas marcantes são lanternas de pisca dianteiras na cor âmbar, rodas cromadas ou coloridas que normalmente não ultrapassam o aro 18” visando performance, o capô em fibra de carbono ou outra cor diferente da carroceria e a adoção de um body kit com linhas discretas, pois o estilo preserva as linhas originais, restringindo a personalização de detalhes para formar um visual esportivo, sem se submeter ao tuning.

Rat Look – O movimento dos Hot Rods ganhou força inicio dos anos 50 quando os soldados americanos voltaram da guerra com grande experiência em mecânica. Com o foco principal em performance as carrocerias eram deixadas no estado que estava devido a falta de mão de obra para restaurá-las, com isso o termo Rat Look (Visual de Rato) referencia a um rato verde conhecido como Rat Phink que se tornou marca registrada dos amantes dos Hot Rods. Tudo nos Hots são rústicos e sempre que necessárias modificações são utilizadas somente peças da época quase sempre até a década de 60.

Hood Ride - Erroneamente, o Rat Look é chamado de Hoodride, estes estilos se diferem porque o Rat Look é um estilo associado à performance para automóveis, o Hoodride é uma filosofia de vida. Ao contrário dos Rat look, que nasceram em Hots dos anos 30-40 mas (já refrigerados a água), os “Hoodies” são essencilamente VWs a AR e BAIXOS, baseando-se no fato de que o Fusca tinha sido criado pelo Hitler para o transporte do povo Alemão. A associação/confusão com o VISUAL dos Ratlooks, começa a surgir a partir do momento em que não bastava para os Hoodriders terem os seus VW a ar, eles “emprestaram” o visual dos Rats para reforçar para a sociedade o conceito de que não estavam nem aí para o consumismo.

Rusted Look – Rusted significa enferrujado. Neste estilo podemos classificar carros do inicio dos anos 60, rebaixados, com partes desgastadas, ferrugem e acessórios de época como: rodas, bagageiros. Quanto mais envelhecidas e enferrujadas as carrocerias mais bela ela fica. Dificilmente você verá um Rusted que não seja rebaixado seja suspensão fixa, ar ou rosca o que importa é andar baixo. O estilo Rusted Look podemos considerar um estilo livre para customização podendo utilizar acessórios de época e adaptações com critério para não transformar nada em algo ridículo. Muitos deixam o carro tanto interno quanto externo no estado em que se encontram, mas pode-se mexer no interior lógico que sem tirar a originalidade. Podem ser considerados Rusted, carros mais modernos que tem capo, pára-lamas ou qualquer outra parte do carro lixado para ficar enferrujado.

Dub Style – O estilo Dub foi criado nos EUA e é muito apreciado pelos Rappers e jogadores famosos. Muito utilizado em Cadilac Escalades e Hummer H2 as principais características são rodas grandes, suspensão a ar, interior modificado e muito som. No Brasil se seu carro tem rodas grandes já pode ser considerado Dub. Não existe um aro certo para isso, pois há carros que necessitam de rodas maiores para preencher sua caixa de rodas, mas a cada ano que se passa as rodas acabam ficando cada vez menores. Podemos utilizar como exemplo que há dois anos quem tinha rodas 17” no carro eram visto como carros exclusivos. Com os preços de rodas e pneus mais competitivos rodas com aros acima de 19” já estão se tornando comum.

Street – Mais conhecido como carros de rua é o estilo que tem mais adeptos no Brasil. A primeira coisa a se fazer é rebaixar o carro não importando como, pois o objetivo é andar sempre baixo. Partes do carro Envelopadas, som forte e rodas podem completar o conjunto. Este estilo é para quem foca na customização para utilizar o carro no dia a dia sem medo de ser feliz.

Muscle Cars – Os muscle cars tiveram seu auge nos anos 60 e começo dos 70, barulhentos, imponentes, com um monstruoso motor V8 debaixo do capô e indiscutivelmente norte-americanos. Despejando muita potencia nas rodas traseiras e garantindo muita diversão e borracha queimada. Aqui no Brasil tivemos poucos carros com motor V8, somente o Charger, Maverick, Galaxie e Landau. Acho que não precisamos falar muito deste estilo.

Tuning – O Tuning teve um grande reconhecimento no Brasil após o lançamento do filme “Velozes e Furioso”. Pinturas diferentes, muita iluminação com neon e leds, lambo doors, tudo é valido no tuning, e por isso tuning acabou perdendo força na personalização muito disso devido a falta de qualidade na mão de obra e lógico no bom gosto de quem tenta personalizar um carro. Hoje em dia carros tunings são marginalizados e estão cada vez mais raros encontrá-los, mas ainda há competições em eventos para este estilo de carro

Brasuka Look – Não sabemos se esse nome já existe, mas caso não exista, podemos dizer que foi dado por nós do .::Cars4Fun::.(rs) para galera que manda bem nas customizações no Brasil. Temos no Brasil uma “miscigenação” de estilos, podemos modestamente dizer que pegamos um pouco de cada estilo e aplicamos em nossos carros, muitas vezes tornando nossos projetos únicos. Personalidade e “bom gosto” contam muito para um projeto de destaque. O que predomina no Brasil é o uso de rodas com aro maior que o original, suspensão rebaixada, sistema de som aprimorado e em alguns casos alteração de potencia através de adoção de turbo.

Nada melhor do que ter o carro modificado, mas ter aquele detalhe que somente você tem, pois a idéia foi sua. Provavelmente ela poderá ate ser copiada, mas o que importa e criarmos tendências sempre.

E você qual estilo que mais te agrada? Seu carro faz parte de que estilo?

Texto : Adriano CP / Kleber Mazzei
Fotos : Arquivo Pessoal
Fonte : JalopnikRevista AutoesporteMotorpasion

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>