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Matéria: Legalização Liberada (Fixa, Ar, Rosca)

Matéria: Legalização Liberada (Fixa, Ar, Rosca)

Guardem bem a Resolução n°479, de 20 de Março de 2014, depois de 6 meses de muita preocupação a Legalização dos Rebaixados novamente foi liberada. A novidade é que agora qualquer tipo de suspensão pode ser legalizada, ou seja, quem tem suspensão a ar ou rosca vai poder andar legalizado e sem se preocupar com as autoridades. Vamos analisar as mudanças que foram inseridas na nova resolução:

Conjunto Pneu/Roda não podem ter contato com a lataria do carro quando o mesmo estiver em circulação.

Conjunto Pneu/Roda não podem ter contato com a lataria do carro quando o mesmo estiver em circulação.

Art. 6º Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.

§1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:

I – o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.

II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.

III – O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

§ 3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo – CRLV a altura livre do solo.

legalizados_lei

Clique para ampliar a imagem.

O que interessa para a galera dos modificados é o Parágrafo 1 do Artigo 6°, onde esta especificado que a suspensão poderá ser fixa ou regulável (ar ou rosca). Outra mudança é a forma da medição da altura. Na antiga resolução a medida era de 50cm com a distancia entre o farol e o chão, mas agora a medida será feita entre a distancia do chão a parte mais baixa da carroceria ou chassis, não podendo ultrapassar os 10cm. Além destas mudanças haverá um novo teste para conclusão da legalização, o teste do esterçamento, onde rodas ou pneus não poderão tocar em nenhuma parte do veiculo quando efetuado o teste de esterçamento. No caso das suspensões reguláveis o teste será feito na altura mínima permitida de 10cm.

(O veiculo esterçado não poderá encostar roda/pneu na carroceria)

A grande vitória nesta mudança da resolução, foi a liberação das suspensões reguláveis, com isso tenho certeza que veremos em breve nas ruas a volta em peso dos carros com suspensão a ar. Em uma conversa com o Evandro da JR Legalizações , ele entende que nas próximas duas semanas as vistorias do INMETRO serão meio confusas devido as novas medições, mas que isso não impedira que as legalizações sejam feitas neste período. Outro ponto importante é que nesses meses que as legalizações foram suspensas, muitos comandos e blitz para identificar os “carros ilegais” foram feitas, e a tendência e isso diminuir drasticamente com as legalizações, pois a maior frustração do policial é pegar o documento de um rebaixado e constar legalizado!

Então não perca tempo!!!! Vamos legalizar!!!!!!

 

Texto: Adriano CP

Fotos: Arquivos Cars4Fun

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