Fiat Por

História: Uno – De Avô para Neto

História: Uno – De Avô para Neto

Nem sempre para termos uma historia com um carro precisamos de anos de vivencia, mas para ter uma vida com um brinquedo grande anos são necessários. No caso deste Uninho 1995 a história começa do momento em que ele saiu da concessionária e vai até os dias de hoje.

Este Uno é de propriedade do Rodrigo Floriano que já esta com ele à 5 anos. Mas vamos voltar ao ano de 95, quando seu avô deu uma passadinha na concessionária Fiat onde o pai do Rodrigo trabalhava para adquirir este Uno 95 1.5 CS.

O Rodrigo cresceu apaixonado por este carro e sempre dizia ao seu avô que iria comprar o carro, quando fizesse 18 anos. Mas em 2008 as coisas mudaram de figura e devido a uma doença do seu avô que ficou impossibilitado de dirigir, e o Uno ficou parado. Sabendo do amor do neto pelo carro, seu avô não pensou duas vezes e deu de presente o carro para o Rodrigo.

Com o Uno na garagem as idéias começaram a surgir na cabeça, e com um pouco do dinheiro que ele economizou para comprar o carro, as modificações começaram a surgir. Tudo começou simples com rodas aro 14” e suspensão fixa, mas o tempo faria com que o projeto ficasse cada dia mais perfeito.

A procura por itens exclusivos para deixar o Uninho exclusivo, encontrou um jogo de rodas aro 15” da Alfa 156 que logo entraram no lugar das rodas 14”, calçadas com pneus Nankang 185/45R15. Quem tem ou já teve um Uno sabe das dificuldades para andar com ele baixo, com isso foi feito trabalho no Feixe de Molas traseiros e instalado suspensão de rosca na dianteira. Além disso os para lamas foram rebatidos e apliques e parachoque do Uno 1.6R foram instalados, para dar um acabamento mais fino ao Uno.

Internamente  bancos conchas foram adaptados na estrutura dos bancos originais e revestidos em couro. Um sonzinho básico foi montado, utilizando um MP3 HBuster com um modulo Falcon, empurrando um Sub 10” Audiophonic, e um Kit 2 vias, com um par de cornetas e um super tweeter todos da Selenium. Um volante Sparco substituiu o original, e na relojoaria foi instalado um Conta Giro Type-R e o relógio de pressão de combustível da Orlan Rober.

uno_rdo_5635

Para evitar problemas com as autoridades o Uno já esta legalizado, e “Projeto Turbo” esta em andamento. Muitas peças já foram compradas, desde o Kit, Pistões Forjados, Bicos MPi do Palio, pois a idéia e deixar o “velho” motor 1.5 forte para participar de Track Days e arrancadas com os amigos. Temos certeza que devido a relação peso x potência  deste carro, ele não vai fazer feio. Com certeza o avô do Rodrigo deve estar orgulhoso dele lá no céu!!

Texto: Adriano CP
Fotos: Kleber Mazzei

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>