Historia Por

Historia: PUG 106 Rat Look

Historia: PUG 106 Rat Look

Todo mundo tem um pouco de gearhead e geralmente este conhecimento sempre começa no berço, as vezes com o apoio de alguém outras por curiosidade própria. No caso do nosso amigo Alexandre não foi diferente, que além de ser proprietário deste PUG 106 95, também tem na garagem um Gol BX 83 que esta com o projeto em andamento.

A influencia e paixão por carros vem de varias partes, desde os domingos ensolarados assistindo as corridas de F1 com o nosso saudoso Senna, dos carros(Opala, Caravan, Dodges) da família na época de criança e revistas da época (4 Rodas, Auto Esporte). O sonho era ter um Opala 6cc Marrom, mas com o passar dos anos o sonho foi se transformando muitas vezes pela falta de grana e outras simplesmente pelo destino. O destino entrou em cena quando nosso amigo Jack conheceu o WRC, e acabou entrando de cabeça neste mundo, ficando horas e horas vendo vídeos e apreciando os detalhes daqueles carros como Audi Quattro, Lancia Stratus e claro alguns pequenos franceses 106.

O sonho da compra do primeiro carro foi adiada por muitos anos o hobby acabou sendo deixado de lado, mas paixão sempre esteve ali aguardando o momento para despertar. O primeiro carro foi comprado com 25 anos, não foi o Opala dos sonhos de criança, mas pela influencia do ex-cunhado que sempre rasgou elogios pelo modelo, um 106 entrou em sua vida e o Opala do sonho de criança perdeu seu lugar para a paixão que surgiu pelo PUG. Depois de 4 anos o 106 deu lugar a um Palio Fire, mas o 106 deixou sua marca. Após a venda do Palio o meio de transporte escolhido foi o busao, por 2 anos. Quando a situação financeira foi estabilizada, após um mês de pesquisa o 106 da matéria foi encontrado e após ver o carro, o martelo foi batido e seu destino já estava traçado.

O projeto para o 106 sempre foi transforma-lo em um Rat Look, com isso as pesquisas sobre técnicas de enferrujamento forçado seguiram a todo vapor, sempre se espelhando em alguns projetos gringos. Após a compra do produto começou a preparação psicológica, pois após o inicio do projeto a única forma de reversão era pintando o capô novamente. O empurrão veio algum tempo depois quando uma encostada no transito danificou a pintura do capô, e o sinal para o inicio do projeto Rat Look ligou o botão verde. Após o processo de enferrujamento, que foi um sucesso, foi necessário dar um tombo na altura mesmo nas rodas 13” que neste modelo são de 3 furos. O resultado ficou dentro do esperado, e em um encontro da galera do DKC ele se surpreendeu com os elogios da galera, que fez com que se animasse ainda mais com o projeto.

Por coisas do destino o projeto mudou de direção novamente, após um outro acidente de transito. Pensou em desistir do carro e partir para outra, mas o amor pelo carro foi maior, foi a deixa para que além do capô enferrujado, os para lamas ganhassem o mesmo toque. A mistura de Rat Look e carro de Rally se deu por conta dos pares de milha nada discretos instalados no pára-choque do PUG. Para deixar o carro com um ronco mais esportivo(apesar do motor ser 1.0) foi instalado um Scap de 2”. Futuramente um kit turbo está nos planos, pois um swap infelizmente esta fora de questão devido ao alto investimento financeiro. Um jogo de rodas aro 15” Sirocco (que equiparam o 206 CC e depois nos Quick Silver no Brasil) foram instaladas com um jogo de adaptador e calçadas com pnes Kumho 185/55R15.

O interior ainda esta merecendo um pouco de atenção e a única modificação foi a troca do volante original pelo Lotse 70GT, que tem uma pegada mais justa. A próxima fase e refazer os bancos com o tecido orignal em Jeans e trocar toda tapeçaria do carro. Este pugzinho jamais será unanimidade, mas mostra que mesmo quando não temos dinheiro sobrando para investir no carro, com poucos detalhes e muita criatividade podemos rodar com um carro simples, diferente e muito exclusivo.

Texto: Adriano CP
Fotos: Caio Cezar

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>