Ford Por

História : Pickup F-100 “Gringa” 67

Quando vi a historia desta Pickup Ford F-100 fiquei impressionado com o projeto. O responsável pelo projeto foi o Eng° Wladimir responsável pela 12VoltBoost. O tabu de utilizar um carro antigo no dia a dia, e não deixa-lo de enfeite na garagem tinha que ser quebrado. Pensando nisso e lembrando-se de sua antiga paixão (Uma Pickup F-150 V8 1994 Preta), o carro escolhido para este projeto foi uma F-100 1979 4cc 2.3 OHC. O motor V8 foi deixado de lado devido as 3 metas escolhidas para o projeto:

f100_001

 (1) Veiculo confiável para uso do dia a dia, que suportasse o transito de São Paulo.

(2) Um utilitário dos anos 60/70, mas com toda modernidade e conforto dos dias atuais.

(3) E logicamente um veiculo único, com um visual que por onde passasse iria chamar atenção.

 Para atingir os objetivos foram feitos algumas modificações:

 (1) O motor e cambio original foram trocados pelo conjunto do Maverick GT 4cc, pois o desempenho deste conjunto se encaixaria melhor no projeto. Com isso foi necessária uma retifica no motor para garantir uma durabilidade maior, peças cansadas foram substituídas por nova, um sistema de ignição eletrônica foi incorporado, juntamente com um carburador de corpo duplo. Para uma melhor refrigeração o radiador foi reconstruído com uma colmeia de maior eficiência. Logicamente a parte elétrica teve um cuidado especial, principalmente porque esta era a parte mais simples do projeto, devido a especialidade da 12VoltBoost.

f100_017

 (2) O conforto de um carro dos anos 60/70 não e dos melhores, andar no dia a dia com um carro destes se tornaria muito cansativo. Pensando nisso os bancos inteiriços foram trocados por bancos individuais, com ajuste de altura e inclinação,  em couro caramelo com o design inspirado nos Mustangs da década de 60. O contraste de banco caramelo com a cor preta da carroceria deixou o carro ainda mais fantástico. Com o cambio do Maverick, sua haste foi inclinada para que a posição de dirigir e engate de marchas fossem mais fáceis. Uma direção hidráulica, juntamente com vidros, travas foi instalado para deixar a picape ainda mais confortável.

f100_013

 (3) Com todo o quesito de segurança, desempenho e conforto finalizado, faltava deixar o carro com o visual um pouco mais exclusivo. Com isso sua suspensão foi rebaixada em torno de 10 cm. As rodas aro 15 sendo as dianteiras com tala de 8″ e as traseiras com tala 10″. Os pneus escolhidos para esta Pickup com cara gringa foram os Cooper Cobra (245 na dianteira e 275 na traseira). Para dar um toque com a cara da 12VoltBoost uma grade dianteira da F-100 1967 americana pintada de grafite foi instalada, juntamente com um conjunto de faróis com lente fume e setas com iluminação de Led. Um volante em alumínio e puxadores dos interruptores do painel da GasolineShop completam a receita de um acabamento simples e bonito.

  f100_006

O tempo para este projeto ficar pronto durou em torno de 1 ano, que para muitos é um recorde quando falamos em restauração de um veiculo antigo. Ela foi toda legalizada pelo Inmetro para rodar tranquila pelas ruas de Sampa. Logicamente que o mais gostoso de montar um carro como este, é participar de todas as partes do projeto, mas como todo projeto tem um começo, meio e fim, depois de finalizar o projeto e curtir o carro, novas ideias, novos projetos aparecem e com isso temos que partir para próxima. Esta Pickup F-100 esta a venda, e quem se interessar pode saber um pouco mais no link do Mercado Livre.

 Quem gostou e quiser conhecer um pouco mais sobre a 12VoltBoost e seus projetos pode entrar em contato com o Eng° Wladimir

 12VoltBoost – Tel. (11)8169-4545/(11)7869-2581 – Wladimir

Texto : Adriano CP

Fotos : 12VoltBoost

Comments Closed

  • Picape muito Show… :!:

  • ola ! essa f 100 está linda !!! estou fazendo uma 79 e por causa da sua estou mudando um pouco o meu projeto!!!