Eventos & Encontros Por

Evento : Hot Style Expo Center 2012

Aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de maio a 3ª edição do Hot Style Expo Center no Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo do Campo, organizado pelo pessoal da Hot Rod Brasil. Diferente das duas últimas edições onde o Hot Style foi realizado no estacionamento do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, este ano o evento foi realizado com um foco diferenciado e com uma infra-estrutura ainda melhor, proporcionando aos empresários do setor a possibilidade de apresentar seus produtos aos consumidores, que tiveram a oportunidade de conhecer, inteirar e comprar, além disso, muitas atrações voltadas ao publico como: vendas de miniaturas, Shows de Rock, Palestras sobre miniaturas, Workshop e concurso de dança. Algumas empresas que participaram do evento e merecem destaque foram Autoshine, Gim Rodas, Revista Rod & Custom.

hot_style_DSCF4665

O Hot Style surgiu pensando em reunir todas as diferentes manifestações da Cultura Custom, como é conhecida, envolvendo desde veículos customizados que obedecem a regras e estilos de vida propriamente ditos como moda, música, dança, etc. No evento pudemos encontrar muitos Muscle Cars, Hot Rods, Rat Rods, Classicos de varias décadas e alguns da atualidade. Para ajudar quem tem duvida sobre o que é cada estilo, abaixo uma pequena descrição do que significa cada um.

  hot_style_DSCF4623 hot_style_DSCF4666

Muscle Cars (carro musculoso, ou carro de alto desempenho) é o termo usado para descrever um automóvel americano com muita potência, peso razoável e aceleração fantástica. O termo nasceu em 1964 para os Pontiac de tamanho médio equipados com um potente motor V-8 de 6,4 litros (389 polegadas cúbicas). A opção transformava um dócil Tempest em um GTO nervoso. Saindo direto do showroom da loja, o mais que equipado “Bólido” podia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, que era um desempenho fantástico em 1964.

  hot_style_DSCF4670 hot_style_DSCF4614 hot_style_DSCF4643

Hot Rods é o termo usado para os carros que os jovens americanos na década de 40 e 50 modificavam, não só para ter um carro com estilo diferenciado dos modernos daquela época também porque não tinham dinheiro para comprar um novo. Após a 2º guerra mundial a indústria retornava a fabricação de veículos, mas os modelos eram praticamente os mesmos de 1942 quando houve a interrupção na produção, então os jovens da época começaram a montar carros da década de 20 e 30 com mecânica atualizada.

  hot_style_DSCF4622 hot_style_DSCF4652

Eles pegavam esses carros, rebaixavam o teto (Chopp the roof), colocavam uma mecânica mais potente V8 (OBRIGATÓRIO), independente da marca, ou preparavam o próprio motor, não ligavam para pintura bonita, afinal custa caro, punham pneus traseiro largos (geralmente aro 15 tala 10, tradicional na época) e “slick” e também podiam abaixar a altura do carro (não era cortar molas, e sim soldar o chassis em “Z”, para rebaixar o carro). Também colocavam câmbio de outro carro, tudo com peças de carros da época.

  hot_style_DSCF4624 hot_style_DSCF4648

Rat Rod é um novo termo utilizado para definir um Hot Rod com estilo original do início dos anos 1950. Um Rat Rod é normalmente um veículo que tem muitas partes, que não são essenciais, removidas. Eles normalmente são acabados em “primer” ou preto fosco ou ainda mantem sua tinta original com as marcas de ferrugem. Eles são, muitas vezes, uma conglomeração de partes e peças de diversas marcas e modelos diferentes.

  hot_style_DSCF4603 hot_style_DSCF4610 hot_style_DSCF4604

Tem muita que ja esta aguardando a edição de 2013 que com certeza promete ser ainda melhor. Curtam nossa galeria sem moderação.

Texto : Adriano Cp

Fotos : Kleber Mazzei

Fonte : Hot Rod, Hot Rod Brasil

Comments Closed

Os comentários estão fechados.