Ensaios Por

Ensaio: Jetta TSi Gringo

Ensaio: Jetta TSi Gringo

Depois de longos 2 meses de ferias estamos de volta na área, sem planos mirabolantes para 2015, mas com a idéia sempre de trazer um bom material para todos os leitores. Lógico que para começar com o pé direito nada melhor que um belo carro, um Jetta TSi 2013 do nosso velho conhecido Marco Antonio. Ele já é macaco velho no Cars4Fun, assim como seu irmão Fabrizio quando tiveram seu antigo Jetta e PUG 307 em nossas pages, que teve um dos cenários mais loucos encontrados para fotos por nós. Se passaram mais de dois anos deste ensaio e eles voltaram para mostrar que a evolução realmente existe no mundo automotivo. Primeiro o Fabrizio apareceu com seu Golf MKIV 2013 e suas belíssimas Kraftberg Stern, e o Marcão não poderia ficar para traz, pois irmãos que curtem carro devem andar com carros bem montados e exclusivos.

jetta_marco_2816

Apesar de dividiram a paixão por carros o gosto deles é diferente, pois enquanto o Fabrizio curte um Hatch o Marcão é ligado nos Sedans. Este Jetta TSi 2013 tem originalmente 200cvs e traz muitas alegrias no dia a dia, principalmente quando deixa alguns carros turbos preparados para trás. Mas vamos às modificações que deixou este Jetta exclusivo. Para começar as rodas escolhidas foram as OEM da Touareg 2014, que se tornaram exclusivas pelo fato de só saírem na Touareg ou serem vendidas somente em concessionário. Lógico que rodas deste tipo custam uma fortuna na concessionária, mas eis que a sorte acompanhou o Marco nesta investida. Em uma visita no nosso Parceiro Stock Rodas, um cliente com uma Touareg trocou de rodas e deixou suas rodas originais como parte do pagamento e neste momento em que a vida sorri para você, as rodas foram direto para o Jetta. As rodas são aro 19” e foram calçadas com pneus Aderenza 225/35R19, que tiverem a companhia de um jogo de Coilover JOM para dar a altura que o carro merecia.

Contente com as Coilover, algo começou a perturbar: “ Manter a Coilover ou mudar para o Ar”. A duvida surgiu quando começou a andar no Golf do seu irmão e ver que a comodidade da suspensão a ar valia a pena. Mas em vez de comprar um kit pronto, resolveu adquirir os itens separados para ter algo de melhor qualidade, que não ficasse um preço absurdo. Os amortecedores foram adquiridos na Kamerad Suspensões, as bolsas na Drift Suspension, compressor VAir….e o item mais sensacional do pacote: uma controladora Air Lift Pilot V2 com 8 regulagens. Para quem não conhece a controladora substitui as solenóides, deixando o sistema moderno onde ela alerta quando há algum tipo de vazamento, você pode deixar regulada 8 posições de altura que é ajustada com um toque no botão, visor digital, regulagem de altura automático conforme peso dos ocupantes,  chicote de instalação e uma caralhada de funções que fazem você repensar no sistema seu sistema de suspensão a ar instalado no seu carro. Só a controladora tem um custo hoje no Brasil de quase 4000 mil reais, mas que pode ser encontrado na gringa com um valor até 40% mais em conta e foi o que o Marcão fez. Um amigo com viagem programada para os States, trouxe na mala o pacote e a ansiedade para instalar foi imensa, mas uma grande dor de cabeça apareceu quando foi a hora de comprar as mangueiras. No Brasil encontramos com facilidade mangueiras de 6mm, 8mm, 10mm….mas a controladora tinha a medida 3/8 ou equivalente a +/- 9,5mm. O desespero bateu porque a de 10mm não entrava e a de 8mm ficava com folga, mas após algumas pesquisas a mangueira de 3/8 foi encontra em loja de peças e acessórios para caminhão. Mangueiras, anilhas, conexões foram comprados, além de um item bem especial….em vez de comprar um cilindro extintor, foi adquirido um cilindro de ar de caminhões VW, uma peça OEM para suspensão a ar…é a primeira vez que vejo isso.

A instalação foi feita no seu Centro Automotivo juntamente com os amigos e o resultado ficou acima do esperado. Para o um carro com suspensão a ar, ele ficou extremamente confortável e com ótima estabilidade, porque ele adora acelerar. Externamente além das rodas e da suspensão a ar, os faróis originais deram lugar a novos faróis de led, no scap os silenciadores foram retirados e uma ponteira dupla foi colocada para deixar o ronco mais encorpado. Internamente uma Central Multimídia VW foi instalada, juntamente com um modulo Fosgate 5.3 e um subwoofer Punch, os falantes originais foram mantidos. Realmente o Jetta branco não passa despercebido por onde passa, chamando atenção pela altura ou pelas rodas exclusivas da Touareg. Os irmãos Caires não estão para brincadeira!!!!

Texto: Adriano CP

Fotos: Kleber Mazzei

Cento Automotivo Via Total  (13)3386-2820 – Fabrizio / Marco Antonio

Stock Rodas Loja S.B. Campo – (11) 4362-4828 – Marcel/Felipe
Stock Rodas Loja Santo André – (11) 4427-4280 – Ricardo/Roger

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>